PROFESSORES BRILHANTES - Material para o DIJAP

IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA
DIJAP – DEPARTAMENTO INFANTO-JUVENIL
OFICINA PARA PROFESSORES
TEMA: NÃO BASTA SER UM BOM PROFESSOR,
VOCÊ PODE SER BRILHANTE!



I.    A ESCOLA BÍBLICA DOS NOSSOS SONHOS

A escola bíblica dos nossos sonhos molda vidas para a eternidade.  Sonhamos com crianças convertidas a Jesus Cristo sendo transformadas em adultos compromissados com a Palavra.
O educador, psicólogo e psiquiatra Augusto Cury sugere técnicas que aplicadas em nossas salas de aula, poderá nos indicar o caminho desta escola tão sonhada.  Estas técnicas objetivam a educação da emoção, a educação da auto – estima, o desenvolvimento da solidariedade, da tolerância, da segurança, do raciocínio esquemático, da capacidade de gerenciar os pensamentos nos focos de tensão, da habilidade de trabalhar perdas e frustrações e acima de tudo, leva – las a conhecer o Salvador do mundo: Jesus Cristo.

II.    TÉCNICAS

1.    MÚSICA AMBIENTE EM SALA DE AULA
O objetivo desta técnica é desacelerar o pensamento, aliviar a ansiedade, melhorar a concentração, desenvolver o prazer de aprender, educar a emoção. 
A música ambiente deve ser suave, o volume deve ser moderado.  Os efeitos são relaxantes tanto para os alunos como para os professores.
    A sociedade atual vive um grande problema, identificado pelos psicólogos e psiquiatras            como a síndrome do pensamento acelerado: SPA.  Este problema é gerado pelo excesso de informação recebida.  Hoje com radio, TV, Internet, videogame, o pensamento dos alunos vai a mil por hora.  Para adultos já é difícil suportar a fadiga, a ansiedade e a inquietação de ficar sentados, inertes, e, ainda por cima, tendo como paisagem à sua frente a nuca dos seus colegas de classe?  Para não explodir de ansiedade, eles tumultuarão o ambiente, terão conversas paralelas, mexerão com seus amigos.  È uma questão de sobrevivência.

2.    SENTAR EM CÍRCULO OU EM    U
O objetivo desta técnica é desenvolver a segurança, promover a educação participativa, melhorar a concentração, diminuir conflitos em sala de aula, diminuir conversas paralelas. 
Apesar de parecer tão inofensivo enfileirar os alunos um atrás do outro na sala de aula, esta disposição é lesiva, produz distrações e obstrui a inteligência.  O enfileiramento dos alunos destrói a espontaneidade e a segurança para expor idéias.  Gera um conflito caracterizado por medo e inibição.
A educação deve ser participativa.  Sentados em circulo ou em U, eles verão os rostos uns dos outros.  O clima da classe fica agradável e a interação social dá um grande salto.

3.    A ARTE DA INTERROGAÇÃO
O objetivo desta técnica é aliviar a SPA, reacender a motivação, desenvolver o questionamento, enriquecer a interpretação de textos e enunciados, abrir as janelas da inteligência.
Os professores devem aprender a questionar criativamente o conhecimento que expõem.  As palavras “Por quê?”,  “Como?”, “Onde?”, “Qual a importância disso?”  devem fazer parte da rotina da aula.
A exposição interrogada gera a dúvida, a dúvida gera o estresse positivo, e este estresse abre as janelas da inteligência.  A exposição interrogada conquista primeiro o território da emoção, depois o palco da lógica, e em terceiro lugar, o solo da memória.  Os alunos ficam supermotivados, se tornam questionadores, e não uma massa de pessoas manipuladas pela mídia e pelo sistema.
A exposição interrogada transforma a informação em conhecimento, e o conhecimento, em experiência.  O melhor professor não é o mais eloqüente, mas o que mais instiga e estimula a inteligência.
Treine fazer pelo menos dez interrogações a cada aula.  Não pense que isto é tão simples, exige  muita disciplina do professor no preparo das aulas.

4.    A ARTE DA PERGUNTA
O objetivo desta técnica é desenvolver a consciência crítica, promover o debate de idéias, estimular a educação participativa, superar a insegurança, debelar a timidez, melhorar a concentração.
Em qual época é mais fácil aprender?  Na infância!   Por quê?  Porque ela é a fase em que mais perguntamos e abrimos as janelas da nossa mente.  As crianças aprendem línguas com facilidade, não apenas porque estão menos entulhadas de informações na memória, mas porque são perguntadoras.  Interagem mais.
Quando uma pessoa pára de perguntar, ela pára de aprender,  e conseqüentemente pára de crescer.
Um professor brilhante deve fazer pelo menos dez perguntas para os alunos durante o tempo de uma aula.

5.    SER CONTADOR DE HISTÓRIAS
O objetivo desta técnica é desenvolver criatividade, educar a emoção, estimular a sabedoria, expandir a capacidade de solução em situações de tensão, enriquecer a socialização.
Educar é contar histórias.  Contar histórias é transformar a vida na brincadeira mais séria da sociedade.  A vida tem perdas e problemas, mas deve ser vivida com otimismo, esperança e alegria.
O mundo é sério e frio demais.  As notícias diárias denunciam crimes, desgraças, mortes, infortúnios.  Toda esta avalanche de notícias ruins é arquivada na memória, gerando cadeias de pensamentos que tornam a vida triste, ansiosa e sem entusiasmo.  Precisamos contar histórias.
Para contar histórias é necessário exercitar uma voz flutuante, teatralizada, que muda de tom durante a exposição.  É preciso produzir gestos e reações capazes de expressar o que queremos transmitir.
Contar histórias também é psicoterapêutico.  Sabe qual a melhor maneira de resolver conflitos em sala de aula?  Não é agredir, dar gritos estridentes ou fazer um sermão.  Estes métodos são usados desde a idade da pedra e não funcionam.  Mas contar histórias leva o aluno a pensar, estimula a análise.
As crianças poderão esquecer das suas críticas e regras, mas não esquecerão das suas histórias.

6.    HUMANIZAR O CONHECIMENTO
O objetivo desta técnica é estimular a ousadia, promover a perspicácia, cultivar a criatividade, incentivar a sabedoria, expandir a capacidade crítica, formar pensadores.
O professor da escola bíblica não deve apenas transmitir conhecimentos.  As histórias bíblicas são reais, verídicas.  Os personagens realmente existiram e como todo ser humano, tiveram dificuldades, sentiram frio, fome, sede, etc.  É preciso dar vida a estes personagens. È preciso humaniza – los.  Os estatutos, mandamentos e preceitos bíblicos levam o ser humano a ser melhor.  E se sou seguidor de Cristo devo pratica – los.  

7.    HUMANIZAR O PROFESSOR: CRUZAR SUA HISTÓRIA
O objetivo desta técnica é desenvolver a socialização, estimular a afetividade, construir ponte produtiva nas relações sociais, estimular a sabedoria, superar conflitos, valorizar o “ser”.
Vivemos tempos difíceis onde pais e filhos não tem tempo para conversar.  Quando sobra tempo sentam – se diante da TV.  E na igreja?  Os professores e alunos dividem o espaço de uma sala, mas não se conhecem.  Passam um tempo juntos, mas são estranhos uns para os outros.  Que tipo de educação é este que despreza a emoção e nega a história existencial?
Os computadores podem informar os alunos, mas apenas os professores são capazes de formá – los.  Somente eles podem estimular a criatividade, a superação de conflitos, o encanto pela existência, a educação para a paz, para o consumo, para o exercício dos direitos humanos.
Conte sua história, deixe os alunos participarem da sua vida. 

8.    ELOGIAR ANTES DE CRITICAR
O objetivo desta técnica é educar a emoção e a auto-estima, vacinar contra a discriminação, promover a solidariedade, resolver conflitos em sala de aula, filtrar estímulos estressantes, trabalhar perdas e frustrações.
O elogio alivia as feridas da alma, educa a emoção e a auto-estima.  Elogiar é encorajar e realçar as características positivas.
Como ajudar um aluno que falhou, agrediu, teve reações inadmissíveis?  Um dos maiores segredos é usar a técnica do elogiar – criticar.  Primeiro, elogie algumas características dele.  O elogio estimula o prazer, e o prazer abre as janelas da memória.  Momentos depois, você pode criticá-lo e levá-lo a refletir sobre sua falha.
Criticar sem antes elogiar obstrui a inteligência, leva o jovem a reagir por instinto, como um animal ameaçado.
Ser educador é ser promotor de auto – estima.

9.    GERENCIAR OS PENSAMENTOS E AS EMOÇÕES
O objetivo desta técnica é resgatar a liderança do eu, resolver a SPA, prevenir conflitos, proteger os solos da memória, promover a segurança, desenvolver espírito empreendedor, proteger a emoção nos focos de tensão.
Os professores brilhantes devem ensinar suas crianças e adolescentes a criticar suas próprias idéias negativas, a virar a mesa contra seus medos, a enfrentar as suas mágoas e timidez.
Já é tempo de produzirmos autores e não vítimas da própria história. 

10.     PARTICIPAR DE PROJETOS SOCIAIS
O objetivo desta técnica é desenvolver a responsabilidade social, promover a cidadania, cultivar a solidariedade, expandir a capacidade de trabalhar em equipe, trabalhar os temas transversais: a educação para a saúde, para a paz, para os direitos humanos.


Nota: estas 10 técnicas pedagógicas são de autoria de Augusto Cury, encontram – se no livro do autor “Pais brilhantes – Professores fascinantes” – Editora Sextante.

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Um comentário:

  1. parabens por preocuparem com as escolas biblicas infantis, pois a mesma tem que ser agradávele interessante para as crianças. Bom seria que a escola de adultos tbem ficasse um pouco mais atraente, que fosse usada motivaçaõ para que todos pudessem participar.SOU ENVANGÉLICA a 40 anos e sempre a mesma coisa . Origada. meu email beibe20042001@yahoo.com.br

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