Como esta o seu coração diante do altar do Senhor?

CAIM E ABEL
Gênesis 4:1-26

Versículo para memorização - Gênesis 4:16
"E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden."

Caim foi o primeiro homem a nascer sobre a terra, o significado do seu nome no hebraico quer dizer “possessão” o que nos dá uma característica de que Caim não controlava os seus impulsos, desejos. Seu pai era Adão e sua mãe Eva. Caim tinha um irmão chamado Abel o significado de seu nome no hebraico que dizer “fôlego, respiração”, que nos dá uma característica de que Abel era muito diferente de seu
irmão e vivia em prol da vida cuidando de ovelhas, o primeiro pastor.

Segundo Gênesis 5:4, teve outros irmãos e irmãs, mas Abel é o mais importante para esta lição. Muitos estudiosos da Bíblia acham que Caim e Abel eram gêmeos, mas a Bíblia não menciona isso. Quando Caim e Abel cresceram, trouxeram uma oferta a Deus.

I- O sacrifício de Abel: Uma ovelha


Com uma adoração genuína Abel conseguiu atingir o mais profundo de Deus o que significava que Abel confessou seus pecados e pediu o perdão. Isso fez com que o Senhor nosso Deus olhasse para o que Abel tinha de melhor que era a sua capacidade de se arrepender e se humilhar diante desse Deus. O texto diz que Deus se agradou com a oferta de Abel, ou seja, Deus sentiu algo suave chegando até ele.

II- O sacrifício de Caim: Frutos e vegetais


O que significava seu orgulho por seu trabalho, sentindo que não precisava de perdão isso nos dá uma ideia e mostra a incapacidade de Caim chegar até Deus e de se derramar em sua presença, a sua incapacidade de deixar o orgulho de lado e olhar para a soberania de Deus. Muitos perguntam sobre a oferta. Deus poderia ter aceitado a oferta de Caim, pois era o que ele tinha de melhor? A resposta é sim poderia. Senhor poderia ter aceitado a oferta, mas Deus olha o coração do ofertante e não a oferta, Deus olha a sinceridade da oração e da adoração de quem o adora, como o texto diz: Mas rejeitou a de Caim. Deus disse a Caim que se arrependesse, mas, recusou-se e ficou tão furioso que matou seu irmão Abel.

Há muitas pessoas como Caim hoje. Isso não significa que necessariamente matam seus irmãos, apesar de alguns fazerem isso. Quero dizer que eles, como Caim, ignoram sua pecaminosidade e estabelecem sua própria justiça, rejeitando Jesus Cristo, o precioso Cordeiro de Deus, e assim tornam-se objetos da ira de Deus eternamente.

Pr. Marcos Ramos de Souza é pastor da IAP em Santa Maria (DF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário