Assistência Social na Bíblia

O que tem sido Assistência Social para você? O que o Senhor Deus fala sobre Assistência Social?

Quando olhamos para a palavra de Deus, vemos o Senhor dizer: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Vemos que desde o Antigo Testamento o Senhor tem um cuidado muito especial com os necessitados.

No livro de Deuteronômio 15:7, diz: “... não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão”. Acompanhe outros textos bíblicos:

Levítico 19:9-10 “Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até as extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas de sua colheita. Não passem duas vezes pela sua vinha, nem apanhem as uvas que tiverem caído. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.”

Provérbios 21:13 “Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.”

Provérbios 22:9 “Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre.”

Provérbios 28:27 “Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para não vê-los sofrerá muitas maldições.”

O Evangelho é composto de fé e obra, assim como a oração é composta de oração e ação (Orar-ação ou agir).

Em Tiago 1:27 encontramos o texto bíblico que diz: “A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.”

Tiago 2:14 diz que não há proveito nenhum em ter fé sem obras! E nos versículos 15 e 16 diz que se um irmão ou irmã estiverem nus e com falta de mantimento cotidiano, e alguém os visitando falar de Jesus e não lhe der nenhuma ajuda, esta visita na será agradável ao Senhor. No versículo 20, lemos: “... a fé sem obras é morta”.

Jesus Cristo disse em Mateus 25:43 “fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram”. Quando alguém lhe perguntou, quando fizemos tudo isso? Ele respondeu: “o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.

Isaías 58:6 “O jejum que desejo não é este...?”

V. 7 “Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?”

Fazendo assim a glória do Senhor será a tua retaguarda:
V. 8 “Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.

Que tal praticarmos assistência social?
Alguém está esperando por nós, e o Senhor está dizendo: IDE.
Amor ao próximo é o segundo maior mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. (Mt 22:39)


Ms.Olímpio Pereira da Cruz
Diretor da Junta Regional de Assistência Social (DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário