Nesse dia das crianças cuidado com...

O dia 12 de outubro se aproxima e com ele a expectativa de muitas crianças de um belo dia de comemorações e presentes. De fato, essa data é sempre muito festiva regrada a muitos presentes, brincadeiras, passeios, comidas, etc. Contudo, alerto a todos, especialmente aos pais, sobre o cuidado que devemos ter nesse dia tão especial. Neste Dia das Crianças cuidado com o Consumismo Infantil.

Nenhuma criança nasce consumista. O consumismo torna-se um hábito mental maquinado, característica mais visível da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o status social, nossa sociedade é altamente consumista. Somos fortemente impactados por todos os meios de comunicação, em especial a televisão e a internet, na intenção de nos tornarem cada vez mais consumidores inconsequentes.

As crianças não estão isentas desse mal e consequentemente sofrem cada vez mais com os terríveis problemas relacionados ao sobejo na hora de comprar ou adquirir algo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco, álcool e outras drogas, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, egoísmo, jactância, etc. Assim sendo, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.

Não tenha dúvida que para o mercado a criança é uma poderosa máquina de consumo, pois consegue influenciar os pais com seu “jeitinho” de pedir as coisas. É o que está sendo chamado de “Kids Power” por pesquisadores e profissionais da área. Segundo a Pesquisa “Hábitos e Consumo das Crianças nos Shopping Centers” da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), “quando as crianças estão em um Shopping Center, elas fazem bem mais do que transformar os corredores, lojas e escadas rolantes em um grande parque de diversões”.

Elas estão cada vez mais poderosas, têm opinião formada e sabem muito bem o que procuram. Não é à toa que quando entram em um shopping influenciam 50% das decisões de compra de famílias das classes “A e B”. Portanto, as crianças tornaram-se alvo importante para o mercado, pois além do que já foi dito, elas quando impactadas desde a infância tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é imposto.

Dessa forma, o consumismo infantil acaba se tornando um problema que vai além da educação escolar e doméstica. Crianças que aprendem a consumir desenvolvendo valores distorcidos tornam-se um problema de ordem ética, econômica e social. Por isso, nós que somos cristãos, pais ou não, devemos combater qualquer tipo de comunicação mercadológica dirigida às crianças com o intuito do consumismo inconsequente.

A infância deve ser preservada em sua essência como o tempo indispensável e fundamental para a formação do caráter. A palavra de Deus diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22.6.

Por isso, pais de plantão, antes mesmo de fazer as vontades de seus filhos e enche-los de presentes e outras coisas mais, instruam seus filhos para que sejam indivíduos conscientes e responsáveis, pois isso é a base de uma sociedade mais justa.

A qualidade de vida do seu filho não pode ser apenas um conceito a ser perseguido, mas uma prática a ser vivida. Aproveite o Dia das Crianças para curtir coisas simples, porém, importantes para a saúde familiar como passar o dia juntos na praia, no parque ou mesmo em casa, sem ter que gastar compulsivamente ou resumir a celebração ao ato de entregar presentes.

Fonte: Hospital da Alma via Sou da Promessa

Um comentário:

  1. Queremos agradecer por esse artigo maravilhoso e desejar as nossas crianças que não apenas nesse dia, mais que durante o ano sejam abençoadas por Deus. Que seus pais saibam ensina-las a se conduzirem pelo caminho certo assim crescerão abençoadas, feliz dia das crianças. abraços.

    ResponderExcluir