79 anos da fundação da Igreja Adventista da Promessa

Graça e paz a todos os nossos irmãos promessistas no mundo.

Hoje, pela graça de Deus, estamos celebrando o aniversário de 79 anos da Igreja Adventista da Promessa. Fazemos aqui uma homenagem ao servo de Deus, Pr. João Augusto da Silveira, fundador de nossa amada IAP.

Uma Promessa a cumprir-se:
João Augusto é batizado no Espírito Santo

O pastor João Augusto permaneceu no ministério ativo dos adventistas do 7º dia, de 1918 a 1928. Com seu desligamento recebeu uma contribuição gratificatória de um conto e quinhentos mil reis, com que comprou pequena casa perto do templo Adventista, pretendendo, com isto não se afastar dos princípios de fé e proporcionar à sua família possibilidades e facilidades em congregar-se. Nas dependências dessa igreja havia uma escola primária, na qual estudavam seus filhos: Jair, Otoniel e Junílio, na Rua João de Deus, em Torres, nos arrabaldes do Recife – Pernambuco.

Com o passar do tempo vai se desgostando e deixa de congregar, atitude igualmente tomada por sua esposa, Marcionila.

A conferência em São Paulo, de 1928 recusou a prática de se receber, por votos, crentes procedentes da Igreja Batista e os já recebidos teriam de passar por novo batismo. Com a notícia, muitos crentes fiéis não concordaram e se desligaram do movimento. Com o passar do tempo criaram uma congregação, dos separatistas, liderados pelo senhor Oséas Lima Torres, pessoa culta e simpática a todos e de grande afinidade com o pastor João Augusto. Este, juntamente com o irmão Godofredo Wanderley e respectivas famílias, passaram a congregar juntos, por pouco tempo.

Em 1929, em Caruaru, o pastor João Augusto encontra-se com o irmão Manuel “Caboclo” (Manuel Lourenço do Nascimento), adventista do 7º dia, que lhe pergunta: “O senhor já recebeu o batismo no Espírito Santo? Não, respondeu João Augusto. Não sei se irei recebê-lo. Mas a promessa é para tantos quantos Deus, nosso Senhor chamar. Todos temos direito a ela”. O irmão Caboclo põe as mãos nos ombros do pastor João Augusto e diz: “Quando O receber, escreva-me, que também desejo”. O pastor João Augusto prometeu que o faria, se isso lhe acontecesse.

Em 1931 certo pastor batista, seu amigo, sabedor de que J.A.S havia se afastado do movimento Adventista do 7º Dia, ofereceu-lhe uma igreja para pastorear e a educação de seus filhos em colégio batista. Em virtude de suas convicções religiosas, João Augusto não aceitou ao convite.

O livro Marcos que Pontilham o Caminho – 1ª edição, páginas 62 e 63 dá o seguinte relato:

“Um dia, o pastor João Augusto encontra-se com um dos decepcionados separatistas, defronte do salão deles e este lhe diz em tom de lamento: “Estou muito triste, pois à noite passada, sonhei com esta casa incendiando-se”. – Maravilhoso! Respondeu João Augusto. Fogo, meu caro, é símbolo de purificação. Quem sabe se Deus vai queimar a miséria espiritual que domina essas poucas almas, que ainda restam e se reúnem neste salão”. O pastor João Augusto não soube precisar quantos dias se passaram desde que essas palavras foram proferidas. O certo é que o dia 24 de janeiro de 1932 já estava ao entardecer. Após a refeição vespertina, ele toma de sua Bíblia e passar a recapitular as passagens referentes à Promessa do derramamento do Espírito Santo, no livro de Atos dos Apóstolos”.

Oração Respondida
Palavra de João Augusto: “Como em ocasiões anteriores, senti, também, minha alma feliz. Perguntei a Deus, dentro de mim mesmo: por que experiência tão gloriosa, que a Igreja de Jesus Cristo nos primeiros dias recebeu, cuja promessa não tem limite de tempo, lugar e pessoas, não era recebida, agora, pela Igreja cristã hodierna? Não obstante ser dito que a bênção de Abraão seria extensiva aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito? (Gl 3:14).

Nesse momento algo de sobrenatural me impulsionou a entrar no meu aposento. O que fiz e ali, ajoelhado, perto de minha cama com as mãos e olhos erguidos aos céus, pedi a Deus, como quem conversava com a maior confiança de um filho a seu pai, que reciprocamente se estimam, que alegrasse minha alma e não me deixasse ser surpreendido pela morte em circunstâncias espirituais tão incertas. Ah! como a história se repete. Não pedi para ser batizado com o Espírito Santo, mas Aquele que prometeu o Consolador aos seus discípulos e O deu lá no Cenáculo e, posteriormente, à Sua Igreja, respondeu à minha oração. Em línguas estranhas e glorificações ao Pai e ao Cordeiro Exaltado, o Espírito Santo completou em meu ser a obra excelsa da Trindade. Possuído do gozo que experimentava o meu coração, levantei-me da oração e glorifiquei a Deus pelo que havia recebido”.

Depois dessa experiência maravilhosa, levantou-se e contou-a sua esposa, que lhe disse: “Só posso crer no que você diz. E o que vai fazer agora?” – “Se eu pregava necessidade do batismo no Espírito Santo, sem ainda o ter recebido, com maior convicção o farei doravante”. Abraçaram-se e choraram.

A IAP atualmente
Hoje, a IAP conta com 1.032 igrejas e congregações, tendo cerca de 73 mil membros nos 16 países em que se encontra estabelecida, sendo eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Camarões, Chile, Colômbia, El Salvador, Espanha, Índia, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Peru, Portugal, Quênia e Uruguai.

Obtenha maiores informações sobre a igreja clicando aqui ou adquira o livro "Marcos Que Pontilham O Caminho - A história continua".

***

Um comentário:

  1. parabens a iap pelos seus 79 anos de existência, que Deus continue derramando suas bençãos sobre este povo. Eu sou de uma familia abençoada,um povo escolido por Deus,eu sou adventista da promessa graças a Deus. Um grande abraço a todos os
    promessista!!!!!!!!!!!! Iraide.

    ResponderExcluir