Não pague o dízimo

Doa a quem doer, 100% do salário pertence a Deus.


Nós pagamos o que compramos, e Deus não é um vendedor. Poderia acabar aqui e penso que já seria suficientemente clara e objetiva esta afirmação. Mas, com tantas igrejas evangélicas enfatizando tanto o assunto, quero citar alguns versículos bíblicos. Com tristeza, digo que muitas pessoas evangélicas, todo mês, “pagam” o dízimo. E o fazem com um pesar desgostoso.

Muitas e muitas pessoas zombam de pastores e cristãos ao redor do mundo por esta questão tão polêmica, que é o pagamento do dízimo. Pessoas dizem, e com toda razão, que Deus não precisa de dinheiro. Fato! Pois Deus não precisa de nada, nós, seres humanos, é quem precisamos.

Gente, Deus não vende bênçãos, por isso não temos que pagar nada a ele. Até porque quando a Bíblia fala em dívida, é bem clara em dizer que Jesus Cristo pagou toda a dívida da humanidade. Para que alguém quite seu “débito”, basta aceitar esse favor, que nem mesmo merecemos, já foi tudo pago.

Você entende isso? Nós não temos que pagar nada a Deus. Afinal o que quer dizer dízimo? Dízimo significa a décima parte. Décima parte de que? De tudo.

Tudo começa com Abraão e Melquisedeque, em Genesis 14:18-20. Abraão volta de uma vitória que Deus lhe deu, então ele entrega ao sumo sacerdote, Melquisedeque, o dízimo de tudo.

Em Levítico 27:30-32, Deus está ensinando o povo como deve viver. Deus diz que o dízimo é santo ao Senhor, e isso por uma grande razão, pois Deus, organizado como é, coloca cada coisa em seu lugar. Para isso, separa homens para cuidar de sua obra, e esse dízimo seria o sustento desses homens.

Em Números 18:21-24, vemos isso bem claro. Em Deuteronômio 14: 28-29, Deus mostra mais uma vez que não se esquece de ninguém, pois repete sobre a finalidade do dízimo, dizendo que servirá de sustento não só para os levitas, mas também para as viúvas, os órfãos e os estrangeiros. Pois, segundo os mandamentos do Senhor, todo que se achegar a ele será sustentado, ele provê a todos.

Em Malaquias 3:8, texto tão usado na hora de “cobrar” o dízimo, Deus fala duramente que aquele que não entregar dízimos e ofertas está roubando a Deus. Isso é duro, pois os ladrões não herdarão o reino dos céus.
Então muitas pessoas usam e abusam desse texto cobrando dos crentes tudo que podem e não podem. (Mas isso é parte de uma outra reflexão). Penso que Salmos 24:1 é a chave de tudo isso. “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”.

Entende isso? Tudo é de Deus. Essa é a grande verdade que dói.

Nós, eu e você, somos apenas seus mordomos. Sim, mordomos, é isso que a Bíblia diz. Lembra do mordomo infiel de Lucas 16:2? Nós somos apenas mordomos, tudo já é de Deus.

A casa, o carro, o alimento, a água, a luz elétrica (e solar também), a internet, o emprego, as roupas, os filhos, o cônjuge, o salário… Tudinho é de Deus. 100% do seu salário é de Deus.

Não pense que seu salário é simplesmente fruto de seu esforço pessoal. O salário é fruto da vida que Deus lhe deu e do emprego que ele permite que você tenha. Quando você recebe o salário, este dinheiro é sim de Deus. 100% de Deus. Doa a quem doer, essa é a verdade.

Mas Deus, que é o dono, lhe permita ficar com 90% de tudo para que, com sabedoria e prudência, você administre para seu bem e bem de sua família.

Como posso dizer que estou pagando algo quando, na verdade, estou apenas entregando ao verdadeiro dono?
Entenda e aceite.

Pagar o dízimo para Deus não é apenas uma forma errada de se expressar, mas é também uma forma dura de enxergar a vida.
Deus não vende saúde, não vende emprego, não vende felicidade nem paz, Deus não vende família, tudo isso foi Deus quem criou e é tudo dele, e por seu amor sem igual, Ele nos dá.

Simplesmente, Deus nos dá as bênçãos. E é por isso que somos gratos a Deus. Somos gratos pelo seu perdão, gratos pelo seu amor, pela salvação, somos gratos pela vida, somos gratos pelas pessoas que temos como família e amigos. E por que somos gratos, nós obedecemos.

A verdadeira obediência é por gratidão. Simples assim.
Se Deus diz que de tudo que Ele coloca em nossas mãos, 90% podemos ficar e administrar da melhor forma, então façamos isso.

Thaís Ottesen congrega na IAP em Santo Ângelo (RS).

Publicado originalmente no Portal IAP.

Um comentário:

  1. Olá gostei do post. Os Adventistas da Promessa não pagam o Dizímo!? Pergunto isso, porque meu irmão era Pastor da Igreja Advestista do 7º Dia e deixou sua profissão porque diz que o Dizímo não é certo. Diga algo, obg.

    ResponderExcluir