Como enfrentar as tempestades da vida

“E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança”. Marcos 4.39

Quantas belezas há na natureza! Árvores frondosas, flores perfumadas, pássaros barulhentos, borboletas coloridas e tantas outras coisas criadas pelo Senhor. Entretanto nem tudo é só encanto. Há certos fatos que podem nos causar medo como chuva forte, relâmpagos, trovões, ventos. E o que dizer então de uma tempestade no mar! E foi isso que os discípulos de Jesus, e Ele próprio, enfrentaram ao anoitecer de certo dia, em que estavam no mar.

Jesus estava cansado e adormeceu no barco. Devemos nos lembrar que Jesus era divino, mas também era humano. Estava cansado. Por isso adormeceu. Jesus descansa. De repente levanta-se um forte vendaval e as ondas se lançam sobre o barco, de forma que este continua se enchendo de água. E Jesus continua dormindo tranqüilo.

Os discípulos sentem medo e ficam ressentidos com Jesus porque acreditam que ele não está atentando para a situação difícil deles. “Mestre, não te importas que morramos”? dizem eles. É uma acusação dura que poderia magoar Jesus. Mas Jesus é manso, é humilde, e se submete a essa repreensão tranquilamente. Jesus se importa sim e se preocupa com a vida deles. Tanto se preocupa que mais tarde sua vida será dada em resgate por muitos (Marcos 10.45).

Jesus também sabe que um dia não estará mais por perto e que muitos problemas surgirão para seus discípulos por “causa da palavra” (Marcos 4.17). Estes precisam encarar os perigos para que a fé cresça.
E Jesus repreende o vento e as ondas “Aquiete-se. Acalme-se”. E a natureza se submete à sua palavra. O vento cessa. As ondas se acalmam. Deus aplaca o bramido dos mares. “Tu que acalmas o bramido dos mares, o bramido de suas ondas” (Salmos 65.7).. E uma enorme paz envolve o lago. Fez-se completa bonança.

Os discípulos ficam maravilhados e se perguntam: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem”? A única resposta para esta pergunta é: Ele é o Filho de Deus, Jesus. Jesus fez aquilo que somente o próprio Deus pode fazer. Ele os salvara. Ele fala e as forças da natureza obedecem ao Soberano Senhor, o criador e sustentador.

Jesus questiona a falta de fé dos discípulos na presença do perigo “como é que não tendes fé”? Então por meio de semelhantes milagres, Jesus procura firmar e aumentar a fé que estes tinham na sua divindade. E a nossa fé como está? Tempestades sempre vão surgir em nossa jornada, mas devemos nos lembrar sempre que não enfrentamos sozinhos as provações. Jesus está sempre conosco. Ele está conosco na calmaria. Ele está conosco na tempestade.

Se Deus pôde intervir na vida dos discípulos na hora da tempestade livrando-os da morte, Ele pode fazer o mesmo por cada um de nós. Enfrentemos nossas tempestades seguros nas mãos daquele que pode tudo: Jesus!

Com Jesus, seguros estamos!


Por Antonia Vieira de Lima Oliveira
Via Sou da Promessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário